Como definir a razão social da empresa?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Durante o processo de abertura do CNPJ, é muito importante definir a razão social – nome jurídico da empresa. Embora seja um momento significativo para todo empreendedor, é muito comum ter dúvidas na hora da escolha.

A Razão Social é um detalhe fundamental quando se decide abrir um negócio, pois com este nome, sua empresa será registrada, conhecida e terá valor jurídico.

Ah, mas isso não seria o Nome Fantasia? Não, apesar de serem confundidos, ambos possuem propostas totalmente diferentes.

Neste artigo da Talst Contabilidade, você vai descobrir como definir a Razão Social da empresa e tirar todas as suas dúvidas sobre o que é Nome Fantasia e Marca, para tomar a melhor decisão. Acompanhe a leitura.

O que é Razão Social da empresa

 

A Razão Social é o nome jurídico da empresa, e é o primeiro item solicitado no preenchimento do Contrato Social. É também conhecido como Nome Comercial, Denominação da Empresa e Firma Empresarial.

 

A escolha é um passo muito importante, pois este deve ser exclusivo, ou seja, ninguém pode ter o mesmo nome que a sua empresa, assim como você não pode escolher um nome que já existe.

 

Além disso, é importante saber que a Razão Social também deve constar em todos os documentos da empresa, como: notas fiscais, CNPJ, escrituras, entre outros, e ser registrado no Cartório ou na Junta Comercial.

 

Por esse motivo, é fundamental ter atenção e fazer uma pesquisa minuciosa para não escolher errado.

 

Geralmente o nome de registro tem relação com a atividade que a empresa irá exercer e diferente do Nome Fantasia, a Razão Social é a identidade da empresa que não pode ser copiada.

 

 

Veja como escolher a Razão Social

É preciso saber que a Razão Social é um elemento muito importante, como falamos no tópico anterior, o nome constará nos principais documentos utilizados pela empresa.

Sendo assim, todo cuidado durante a escolha é pouco. E neste quesito, vamos te orientar para que você tome a melhor decisão.

Caso você já tenha um nome em mente, faça uma pesquisa para ter certeza de que o nome não está em uso. E se ainda não tiver nenhum, analise os nomes de empresas com atividades similares, assim você pode ter mais ideias para criar o nome da sua empresa.

Em seguida, considere as seguintes dicas para escolher a Razão Social:

  • Procure um contador  para pesquisar a Razão Social do seu negócio;
  • Escolha um nome que tem a ver com a atividade da empresa;
  • Opte por algo simples e de fácil compreensão;
  • Nomes curtos e objetivos são uma boa maneira de começar;
  • Escolha um nome único que represente bem o negócio;
  • Experimente usar as iniciais dos sócios;

Você deve saber que obrigatoriamente no nome da empresa deve constar o tipo societário que a empresa está enquadrada, ME (microempresa), EPP (empresa de pequeno porte) ou SLU (Sociedade Limitada Unipessoal). Veja a seguir o exemplo de algumas empresas:

  • Talst Contabilidade e Controladoria S/S – LDTA
  • Razão Social. Microsoft Informática – LTDA
  • Banco Bradesco – S.A
  • Globo Comunicação e Participações S.A — Grupo Globo

Agora, preste muita atenção neste detalhe. Em um mesmo estado, não é permitido que duas empresas tenham a mesma Razão Social no mesmo nicho de atuação, uma vez que isso poderia confundir clientes, fornecedores e até concorrentes.

Além disso, essa questão poderia prejudicar o empreendedor caso um deles esteja com o CNPJ irregular, manchando a imagem da empresa que está com suas obrigações em dia.

É por essa razão que escolher o nome certo é tão importante. Lembre-se que nós da Talst Contabilidade podemos te ajudar com isso, durante abertura do seu CNPJ, fazemos uma análise precisa dos nomes para que você não tenha nenhum tipo de problema.

 

Qual a diferença entre Razão Social, Nome Fantasia e Marca?

Agora que você sabe o que é e como definir a razão social da empresa, precisa entender qual a diferença entre Nome Fantasia  e Marca.

Apesar de ser muito confundido entre os empresários, o Nome Fantasia é basicamente o apelido da empresa que ficará estampado nos sites, redes sociais, banners e fachadas.

O Nome Fantasia, normalmente é um nome curto e simples que as pessoas conseguem identificar quando veem, seja em um espaço, produto ou serviço agregado.

Diferente da Razão Social, o Nome Fantasia pode ser alterado e para uma boa escolha de nome, é importante ter criatividade, escolher um nome que possa chamar atenção do público e de fácil associação.

Já a Marca, é um símbolo ou identidade visual que é definido quando geralmente o empreendedor quer que seja de uso único, sendo assim, para que a sua Marca seja protegida, ela é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Tanto a Razão Social, o Nome Fantasia e a Marca podem ser registrados e inseridos no CNPJ e no contrato social.

 

Faça abertura da sua empresa com a Talst Contabilidade

Fazer a abertura da sua empresa e escolher a Razão Social pode ser bem mais simples. A Talst Contabilidade pode facilitar todo o processo para você começar a empreender.

Nossos contadores estão prontos para dar toda a orientação necessária que ajudará a definir o nome da sua empresa, bem como, fazer o registro da Razão Social que irá constar em todos os documentos.

Além disso, você recebe o seu CNPJ sem burocracia e com segurança, para iniciar sua jornada com tranquilidade, pois cuidamos de tudo, desde a documentação até os registros nos órgãos do governo.

Na Talst você recebe assessoria completa e atendimento personalizado. Conheça a praticidade dos nossos serviços e dê um passo em direção ao seu sonho. Fale com nosso time e saiba mais informações!

Categorias