Você sabe o que é e para que serve o CNAE?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Ao abrir uma empresa, é fundamental seguir todas as etapas corretamente, inclusive, a escolha certa da CNAE pode ser decisiva para enquadrar a empresa em um regime tributário vantajoso.

Desta forma, todo empreendedor, mesmo aquele que já possui uma longa jornada, precisa entender o que é a CNAE e qual sua importância para o negócio.

E neste artigo da Talst Contabilidade, fazemos questão de explicar para você como escolher a atividade certa para sua empresa e como essa classificação pode contribuir para o direcionamento de uma boa gestão.

Por isso, acompanhe a leitura completa do texto para esclarecer todas as suas dúvidas.

O que é a CNAE?

A CNAE é a abreviação para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, código que consiste em 7 números que são separados da seguinte forma:

  • 21 seções (para o primeiro dígito);
  • 87 divisões (para o segundo dígito);
  • 285 grupos (para o terceiro dígito);
  • 672 classes (para o quarto dígito além de um dígito verificador);
  • 1318 subclasses (correspondentes aos dois caracteres após o dígito verificador).

Seu principal objetivo é categorizar as empresas públicas, privadas, organizações sem fins lucrativos e profissionais autônomos. Mais especificamente, esses códigos existem para identificar quais atividades econômicas são exercidas pela empresa.

Durante o processo de abertura de uma empresa é preciso escolher a atividade principal que estará atrelada ao CNPJ e que irá constar na emissão da Nota Fiscal. Para saber qual código corresponde ao da sua empresa, consulte a tabela CNAE.

Além disso, também é possível escolher CNAEs secundários caso a empresa preste diferentes serviços ocasionalmente, no entanto, os códigos devem estar em comum acordo com a atividade principal da empresa.

É fundamental saber que cada CNAE possui uma tributação diferente, mesmo que o empreendedor escolha várias atividades, cada alíquota de imposto é diferente. Ao emitir a nota fiscal, é importante escolher o código do serviço ou venda correspondente.

Para que serve a CNAE de uma empresa?

A CNAE é um trabalho em conjunto das esferas fiscalizadoras municipais, estaduais e federais, criado com intuito de proporcionar melhorias na gestão tributária, reduzir as fraudes e contribuir para tomada de decisões pontuais a respeito da legislação.

Para as empresas, as atividades econômicas servem para o enquadramento no regime tributário correto, em especial para o regime Simples Nacional.

A escolha certa da CNAE, contribui para o pagamento de impostos devidos, reduz os gastos desnecessários e ainda ajuda manter a empresa regularizada perante o governo.

Com estes inúmeros fatores, é possível perceber que decidir corretamente sobre a melhor atividade pode parecer difícil, por isso contar com a orientação de um contador pode facilitar as coisas.

A Talst Contabilidade, tem contadores especialistas qualificados em todos os tipos de atividades, que podem auxiliar da melhor forma na construção da sua empresa. Saiba mais!

 

Quais atividades são permitidas para o Simples Nacional?

Uma das maiores preocupações dos empreendedores é saber se a CNAE da sua empresa se encaixa no regime Simples Nacional, isso porque o Brasil é um dos países que possui uma das maiores cargas tributárias, e o Simples Nacional tem um processo de tributação facilitado.

No entanto, nem todas as atividades são permitidas para este regime, por esse motivo, é importante saber se o enquadramento é realmente possível, a fim de evitar transtornos fiscais devido a uma classificação incorreta.

Consulte no site da Receita Federal a lista de códigos impeditivos à adesão ao Simples, de acordo com o Anexo I da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Já as empresas que podem fazer parte do Regime Tributário Simples Nacional, são aquelas com receita bruta anual de no máximo R$4,8 milhões; sem sócios em outra empresa; sem débitos tributários; e sem empresa filial ou representante de empresa estrangeira.

As principais atividades permitidas são do setor de transporte, financeiro, imobiliário, energia e combustíveis e que produzem itens nocivos ou perigosos como cigarros, bebidas alcoólicas, armamentos e explosivos.

 

Como escolher o CNAE ideal para sua empresa?

Agora que você sabe o que é o CNAE e para que serve, também precisa saber que para essa etapa de escolha, é fundamental contar com a ajuda de um contador.

Sim, a verdade é que o contador tem conhecimento sobre a área tributária e habilidade técnica para te ajudar a escolher a atividade que melhor se enquadra para a sua empresa, isso pode proporcionar o pagamento correto do imposto e mais economia para o seu negócio.

Ademais, o contador é um profissional muito importante em todos os processos da empresa, pois orienta desde o momento da abertura do CNPJ, auxilia na tomada de decisões e dá suporte para a execução das melhores estratégias contábeis.

Por esse motivo, se você está começando a sua jornada empreendedora e chegou na etapa de escolher suas atividades econômicas, a Talst Contabilidade ajuda a colocar o seu plano em prática e orienta sobre os melhores CNAEs para sua empresa.

 

É possível alterar o CNAE da empresa?

É bom saber que dificilmente um contador especialista irá errar na escolha do CNAE, por isso é tão importante ter a orientação de um profissional.

Mas se a escolha foi inadequada, não se preocupe! É possível alterar com o auxílio de um contador. Tenha em mente que a escolha errada da atividade pode levar ao aumento da carga tributária, o que pode gerar mais prejuízo financeiro ao negócio e perda de incentivos fiscais.

Sendo assim, veja quais são os próximos passos junto a orientação do contador:

  • Faça alteração dos objetivos no Contrato Social;
  • Faça o registro da nova CNAE na Junta Comercial e nos órgãos reguladores da atividade;
  • Solicite a autorização de funcionamento junto a Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, se for preciso;
  • E solicite a alteração do cadastro da empresa na Secretaria Estadual da Fazenda, no CNPJ e junto à Prefeitura para manter o alvará de funcionamento em dia.

Veja como a Talst Contabilidade pode ajudar!

A Talst é um escritório com mais de 25 anos de experiência no mercado contábil e empresarial. Ao longo dos anos, tem proporcionado aos empreendedores qualidade de vida através da contabilidade e das boas práticas de gestão.

Com foco em inovação e tecnologia, temos garantido resultados surpreendentes, quando o assunto é redução de burocracia, praticidade e otimização de processos.

Nossa equipe com mais de 50 colaboradores, são especialistas qualificados em cada tipo de atividade do mercado, assim, asseguramos toda ajuda necessária para o crescimento do seu negócio.

Além disso, nossas soluções vão desde abertura de empresa, planejamento estratégico financeiro e contábil, constituição de empresas, acompanhamento da rotina do departamento pessoal, declaração de Imposto de Renda, BPO Financeiros, entre outros.

Com um escritório digital que também atende no presencial, você tem todas as facilidades na palma da mão para se dedicar ao que realmente importa: seu negócio!

Saiba mais sobre a Talst Contabilidade e conheça a qualidade dos nossos serviços!

Categorias