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10 cuidados que a sua empresa deve ter ao fazer o certificado digital

Você já pensou como é simples obter documentos assinados via Certificado Digital? E o melhor, é totalmente seguro e prático. Quer saber como?

Os processos de assinatura documental têm se tornado cada vez menos burocráticos, graças a tecnologia e ao desenvolvimento digital, e ter a segurança e a facilidade de realizar essas transações via internet é uma das vantagens do Certificado. Para facilitar o entendimento, o Certificado Digital é uma identidade eletrônica que pode ser usada tanto por pessoa física quanto jurídica e foi criado com intuito de agilizar os serviços no mundo virtual sem a necessidade da presença física, ou seja, através da tecnologia de criptografia de dados, os documentos podem ser assinados e passam a ter validade jurídica, sem correr o risco de fraudes, com baixo custo e o melhor, sem utilizar papéis. Muito fácil, não é mesmo!? E não para por aí.

O Certificado Digital garante acesso aos serviços públicos virtuais, como a Receita Federal, INSS, área jurídica, bancos dentre outros órgãos particulares, através da identificação de cada usuário. Essa tendência tem se expandido cada vez mais, pois viabiliza o trabalho de quem assina e de quem recebe o documento, porém, o principal de tudo isso que estamos falando aqui, é a segurança ao utilizar essa ferramenta.

 

 Então, vamos falar de segurança do Certificado Digital.

 Para toda pessoa física ou jurídica, que deseja adquirir o Certificado Digital, há também algumas recomendações e cuidados que são fundamentais, as quais você deve ficar atento.

Veja a seguir: 10 cuidados essenciais que toda empresa deve ter ao adquirir o Certificado Digital.

 

1- Verifique as medidas de segurança ao aderir a assinatura

 A validade ocorre por meio da criptografia que garante a autenticidade apenas por uso do certificado, concluindo assim a assinatura digital e nessas assinaturas não há visualizações de símbolos. Essa segurança é válida apenas com a criptográfica de hash e mais um código alfanumérico com a identidade de cada documento. Lembrando também que essa assinatura equivale a uma assinatura de próprio punho.

 

2- Crie uma senha forte

Ao solicitar o Certificado Digital através do site de uma das Autoridades Certificadoras (AC) credenciadas do país, se certifique da segurança da senha, pois assim como o CPF, o certificado digital deve ser de uso único e exclusivo do titular. E não esqueça, nunca compartilhe suas informações com ninguém, para que não façam uso indevido de sua assinatura.

 

3- Escolha uma Autoridade Certificadora credenciada

 Antes escolher uma credenciadora para emitir seu Certificado, verifique se a Autoridade é autorizada no padrão ICP Brasil, órgão que controla a emissão de chaves, assim ao iniciar o processo, você também estará assegurado por um órgão fiscalizador caso haja alguma eventualidade durante a expedição.

 

4- Faça uso do Token

 O uso do token garante a segurança de que apenas o titular ou a pessoa autorizada possam ter acesso a documentos sigilosos, por isso evite compartilhar o dispositivo eletrônico.

 

5- Lembre-se de fazer o backup

O Certificado Digital pode ser facilmente confundido com outros documentos e muitas vezes, sem perceber, pode acabar sendo excluído. Para evitar este acontecimento, sempre faça o backup do seu computador ou faça uma cópia dos arquivos, do contrário, será necessário adquirir um novo, pois a legislação determina que as Autoridades Certificadoras não podem possuir cópia do seu certificado.

 

6- Atente-se ao tempo e a validade

Normalmente os Certificados têm validade de 1 a 3 anos, por essa razão, é importante ficar atento ao tempo e a validade do seu Certificado Digital para solicitar a renovação. Durante esse período é imprescindível garantir a comprovação de operações realizadas através dessa ferramenta.

 

7- O que fazer se perder o Certificado Digital?

É fundamental ter cuidado com o seu Certificado. Em hipótese de perda, entre em contato imediatamente com órgão certificador responsável e comunique o ocorrido, você será orientado a tomar as medidas necessárias de forma segura.

 

8- Esteja atento a invasão de hackers

Caso isso ocorra, verifique se o seu Certificado Digital foi usado indevidamente, pois isso pode trazer sérios problemas para o titular, pelo uso inadequado de documentos e dados bancários por terceiros.

 

9- Atenção com a assinatura de documentos

 Com o Certificado Digital você assina documentos e ainda tem a garantia que o mesmo não sofra nenhum tipo de alteração, assegurando à autenticidade e conferindo maior grau de segurança para o titular, uma vez que documentos digitais não assinados podem passar por modificações.

 

10- Se informe sobre a garantia jurídica

O Artº 10, da MP nº2:200-2, essa medida dá a mesma garantia de assinaturas de documentos assinados em papel, ressaltando que a aceitação da assinatura digital depende do receptor e do emissor. A medida também protege o titular caso ocorra qualquer tipo de modificação em documentos enviados.


Agora você já sabe quais os cuidados que devem ser tomados ao fazer a adesão do Certificado Digital, passa a saber também que a praticidade se dá em tempo, otimizando a viabilidade dos serviços da empresa. Esse recurso é muito utilizado por diversos tipos de órgãos devido à segurança, baixo custo com serviços de autenticação de documentos, garantia documental para o emissor e para o receptor, gerando assim a confiança no serviço prestado pela empresa, é uma maneira segura para aqueles documentos que transitam por meio digital.

A verdade é que a tecnologia se tornou “obrigatória” e isso tem transformado ainda mais a sociedade trazendo mudanças e novas formas de trabalhar, e uma delas foi à adequação de emitir documentos assinados, e nada mais prático do que o Certificado Digital que é tão fácil de aderir! Sem complicações a Talst emite o seu Certificado Digital de forma simples, segura e rápida e você ainda pode contar com a habilidade e o conhecimento de profissionais especializados que estão prontos para te atender.


Quer saber mais informações sobre esse assunto? Entre em contato com a nossa equipe, vamos orientá-lo a tomar a melhor decisão para a sua empresa que estará protegida sem sofrer qualquer tipo de violação.