Aumentar Faturamento ou Aumentar Lucro: eis a questão

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Lucro e faturamento são duas coisas muito importantes para uma empresa, afinal, basicamente um depende do outro para gerar bons resultados para o negócio, é por essa razão que conhecer a diferença do conceito é fundamental, principalmente para manter uma empresa saudável financeiramente e operante de forma estratégica durante muitos anos. Apesar de ser muito comum empreendedores confundirem ambos os termos, saber identificar o que é lucro e faturamento, pode determinar se a empresa está no caminho certo ou não.

E para ajudar a entender melhor sobre este assunto, continue a leitura deste artigo, pois vamos explicar qual é a diferença entre um e outro e como calcular para que o seu negócio continue crescendo.

 

Qual a diferença entre lucro e faturamento?

O faturamento é o valor total das vendas de uma empresa em um determinado período de tempo, diário, semanal, mensal, enfim, todo dinheiro derivado da venda de bens e serviços que quando somados, o resultado é o faturamento da empresa.

Calcular o faturamento não é difícil, primeiro é preciso determinar um período de vendas com início e fim para ser avaliado, então imagine que você a sua empresa comercializa camisetas personalizadas e vendeu 100 unidades no período de 01 de abril até o dia 31, cada uma dessas camisetas custaram R$50,00, deste modo o faturamento que a empresa teve neste período foi de R$5.000,00.

Veja bem, para obter o resultado, basta multiplicar o preço (R$50,00) da venda do produto ou serviço pelo número total de unidades (100) vendidas dentro do período determinado, o resultado é o faturamento obtido naquele período.

Já o lucro, conforme falamos no início, é proveniente do faturamento, ou seja, para saber quanto a sua empresa está lucrando, primeiro é preciso saber quanto ela está faturando. Por sua vez, o lucro é o valor que sobra após uma empresa deduzir todas as despesas e custos (produtos, salários de funcionários, impostos e qualquer outro gasto).

Para calcular, estabeleça um período em que você já sabe quanto a sua empresa teve de faturamento, assim como já deduziu todas as despesas que o negócio teve durante este período. Usando o exemplo anterior da vendas das camisetas personalizadas no mês de abril, vamos imaginar que a produção de cada camiseta fosse R$15,00 o que totaliza R$1500, 00 por serem 100 unidades. Além do mais, a empresa também gastou R$200,00 reais com marketing, R$350,00 em frete e serviços logísticos e um total de R$500,00 em impostos.

 

Sendo assim o cálculo seria os R$5.000,00 de faturamento, menos as despesas (R$1.500 + R$200 + R$350 + R$500) que dá um total de lucro de R$2.450,00, este é o lucro da empresa.

 

 O que é rentabilidade?

Rentabilidade é a capacidade de retorno de um investimento, isto é, o quanto a sua empresa vai ganhar com o dinheiro aplicado. A rentabilidade é um indicador que tem como base o lucro líquido, então o cálculo seria: Rentabilidade = (Lucro Líquido / Investimentos) x 100, o resultado é o retorno que a sua empresa teve com o investimento. O Lucro Líquido é o rendimento real de uma empresa que é determinado por meio do cálculo entre a receita total e o custo total, para descobrir é preciso deduzir todos os tipos de despesas.

Calcular a rentabilidade é muito importante para ajudar a identificar se os investimentos estão sendo rentáveis, e assim, é possível saber ou não se deve dar continuidade às estratégias ou começar a traçar novos planos.

Neste artigo que separamos, descubra tudo o que você gostaria de saber sobre a rentabilidade da empresa que ninguém nunca falou  e tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

  

Como aumentar o faturamento da sua empresa?

Conforme explicamos mais acima, o faturamento é o valor total das vendas de uma empresa, de acordo com sua atividade em um determinado período, por isso não existe um grande mistério para aumentar o faturamento, neste caso é preciso traçar estratégias eficazes para que o seu negócio venda mais.

No entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores como: a mão de obra disponível, a capacidade de produção, mix de produtos oferecidos, preço e a demanda do mercado. Se por algum motivo for necessário o aumento da produção, então também será preciso fazer investimentos, por isso é tão importante conhecer as definições de faturamento e lucro para prover a sustentabilidade e o desenvolvimento da empresa.

Sendo assim, para aumentar o faturamento da empresa, antes de tudo, é preciso aumentar as vendas, porém arrecadando mais com a comercialização dos produtos ou serviços, ou seja, produzir mais, vender mais, desde que haja demanda para isso.

 

Como aumentar o lucro da sua empresa?

É importante entender que um faturamento maior não significa aumento dos lucros mesmo que, para aumentar o faturamento de uma empresa, seja necessário aumentar as vendas e a capacidade de produção, consequentemente, se neste caso a sua empresa precisa vender mais, então também precisará gastar mais com a compra de insumos para dar conta da demanda.

Em razão disso, para aumentar o lucro do seu negócio, é fundamental considerar uma série de medidas como: fazer programação da produção, gerir o estoque de forma eficiente, e principalmente, realizar uma planejamento estratégico, é por isso que para aumentar o lucro de uma empresa é importante tomar medidas administrativas eficientes, porque vender mais não significa necessariamente ganhar mais.

 

Além disso, você também pode levar em consideração essas dicas para aumentar o lucro do seu negócio:

 

  • Faça a precificação correta da venda dos seus produtos ou serviços, porque preços muito caros podem fazer a empresa perder espaço no mercado, assim como preços muito baratos podem gerar prejuízos.

 

  • Venda para clientes que já comparam com a sua empresa antes, dessa forma também vai conseguir aumentar a lucratividade e garantir que as vendas continuem estáveis.

 

  • Desenvolva ou aprimore canais de venda existentes para expandir os horizontes para vender mais, aposte em distribuidoras de atacado ou varejo, lojas virtuais, revendedores, estabelecimentos físicos etc.

 

  • Aposte no networking para desenvolver relacionamento com outras empresas parceiros e criar mais oportunidades de venda para aumentar a sua base de clientes, além disso através do networking é possível melhorar a reputação do seu negócio e ainda ganhar mais credibilidade.

 

  • Organize seu financeiro se você quer ter sucesso em seu negócio e para manter a “casa” em dia com todas as contas sob controle, assim poderá ter mais controle das compras, dos investimentos e das despesas. Organizar também significa ordenar as receitas, controlar prazos de pagamento e recebimento para evitar multas e juros.

 

Como você pôde perceber, entender a diferença entre lucro e faturamento é imprescindível para justificar os ganhos e investimentos de uma empresa. É fato que uma empresa cresce quando vende mais, no entanto de nada adianta faturar mais e gastar além do que fatura, isso pode prejudicar os negócios, o segredo para o sucesso é fazer um bom planejamento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, desta forma você não será surpreendido com imprevistos e pode ter mais controle dos investimentos realizados, bem como os resultados que deseja alcançar para a empresa.

Se você precisa de ajuda para calcular o faturamento e o lucro da empresa, não hesite em nos chamar. Para que seu negócio permaneça em constante desenvolvimento, traçamos  estratégias financeiras e assertivas ideal para cada tipo de negócio. Clique aqui e fale com nossa equipe!

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