Afinal, eu posso trocar de contador?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Saiba que trocar de contador é um direito de qualquer empreendedor que não esteja satisfeito com os serviços prestados por sua contabilidade atual, sim, você pode trocar de contador! E neste artigo também vai descobrir o que fazer se estiver passando por dificuldades com a contabilidade e quais são os passos para a troca de contador, por isso acompanhe a leitura até o final para não perder informações importantes.

Apesar de ser uma dúvida de muitos empreendedores, a decisão de trocar de contador pode ocorrer por vários motivos, principalmente quando o profissional não está atendendo às expectativas da empresa. Imagine que a sua empresa esteja com dificuldades para se comunicar com a contabilidade ou simplesmente o contador não está mantendo os impostos em dia e a empresa está sendo prejudicada por isso, bom, você opta por permanecer com o mesmo profissional ou pela troca?

A verdade é que isso depende muito de cada empresa, porém manter um contador por perto é fundamental para saúde financeira e para contribuir com as tomadas de decisões, assim como para garantir o desenvolvimento do negócio. Toda empresa exceto MEI é obrigada a ter um contador, afinal o profissional contábil é responsável por manter todas as obrigações fiscais da empresa regularizadas. E como funciona todo esse processo da contabilidade?

 

 Como funciona a Contabilidade?

Entender o papel que a contabilidade exerce para uma empresa é de suma importância, pois a contabilidade deve ser uma grande aliada para o empreendedor e ajudá-lo em todas as fases de desenvolvimento da empresa, desde a abertura até a expansão, assim como em todas as questões fiscais.

De fato a evolução dos modelos de negócio e da tecnologia fez com que muitos escritórios de contabilidade mudassem a sua forma de trabalhar, hoje temos contabilidades no formato online e também virtual que desenvolvem muito bem a sua função, e apesar de todo processo burocrático que existe no país, ainda oferecem serviços de qualidade e tornam tudo mais prático e acessível.

O serviço da contabilidade é tão necessário que funciona não só para manter a gestão financeira em ordem, mas para contribuir com o crescimento do negócio. As principais funções da contabilidade são para registrar e documentar atividades da empresa, organizar todos os dados através de sistemas de gestão, analisar relatórios e gerar demonstrativos, assim como acompanhar todos os planos de execução e certificar que tudo está sendo feito corretamente.

No mais, a contabilidade que assessora a empresa é responsável por toda análise tributária, da mesma forma que também deve indicar o melhor regime para a empresa se enquadrar para que o empreendedor não tenha gastos em excesso com o pagamento de tributos, por isso entender como funciona a contabilidade é fundamental, tal como acompanhar suas atividades para saber realmente se o escritório atende às expectativas.

 

Lembrando que a contabilidade que não cumpre com suas obrigações corretamente, pode gerar sérios problemas para empresa, tais como: 

  • Não declarar corretamente os bens da empresa e acabar sendo autuado por isso;
  • Não contribuir com decisões estratégicas e prejudicar todo o planejamento do negócio;
  • Não indicar o regime tributário mais adequado para a empresa;
  • Pagar mais tributos do que deveria;
  • Não pagar os impostos corretamente e ter que responder por isso mais tarde.

 Mas o que fazer quando tudo isso acontece, quando a contabilidade não exerce sua função de maneira adequada, como o empreendedor pode agir? É bem simples, se o contador não está atendendo às suas necessidades, realizar a troca é o primeiro passo.

 

E como posso trocar de contador?

 O não cumprimento de suas obrigações é o que mais tarde pode gerar problemas com o Fisco, a troca de contador também se dá pelo péssimo atendimento, falta de comunicação, prazos irregulares, o uso de ferramentas obsoletas e entre outras coisas que acabaram prejudicando ainda mais este relacionamento e que só tende a piorar com o passar do tempo, por essas razões, se você empreendedor está passando por algo parecido, vamos te dizer o que fazer.

Após identificar o que está acontecendo, não espere receber autuações e cobranças dos órgãos fiscalizadores para fazer a troca de contador, caso o problema não tenha sido resolvido, não faz sentido continuar com o mesmo escritório de contabilidade, não é mesmo? Mas o processo de troca é simples, veja bem:

  • Análise do contrato atual

O primeiro passo é verificar atentamente o contrato atual de serviços, pois alguns profissionais acrescentam cláusulas que preveem multas no caso de rescisão além de outros pontos em caso de descumprimento do acordo contratual.

  • Verifique se existe pendências

Outra questão muito importante que deve ser analisada, é verificar se existe alguma pendência por parte do contador e que precisa ser resolvida, como parcelamento de débitos. Outra recomendação é analisar documentos dos últimos 5 anos e verificar se existem erros para que futuramente não tenha mais problemas durante o processo de troca, pois qualquer erro que possa haver, é de total responsabilidade do último contador.

  • Comunicar ao contador a decisão de troca

Após realizar toda análise de documentos, pendências e contratos, comunicar ao atual contador que deseja fazer a troca é imprescindível, essa oficialização pode ser feita por e-mail, pessoalmente ou até carta registrada e nesta solicitação de finalização de serviço deve constar o pedido de encerramento do contrato, data de término do serviço, requerimento de toda a documentação, relatório da situação cadastral para verificar se existem pendências, solicitar que a documentação seja enviada para o atual contador e formalizar no distrato a data de encerramento do contrato, para que o novo escritório possa atuar.

 

A Talst Contabilidade realiza todo o processo de solicitação de documentos diretamente com seu contador e sem custos, clique aqui e saiba mais.

 

  • Contratação de um novo escritório de contabilidade.

Para oficializar a contratação do novo escritório de contabilidade, o encerramento com o antigo deve ser certificado e se mesmo assim ainda existirem questões a serem resolvidas, o seu atual parceiro contábil pode assumir sem problemas.

É importante lembrar que para o processo de troca de contador ter segurança para ambos os lados, tanto para o empreendedor quanto para a contabilidade é fundamental, pois a carta de cancelamento de serviços contábeis determina as condições de distrato do serviço do contador e é o que permite que o atual possa exercer o seu trabalho para a sua empresa, por isso não esqueça de providenciar este documento de acordo com o contrato de rescisão.

 

 O que a Talst Contabilidade faz por você?

A Talst Contabilidade é um escritório com mais de 23 anos de experiência e tem como principal missão ajudar o empreendedor a ter sucesso no seu negócio, através de soluções práticas, com segurança e economia. E como referência em contabilidade, contamos com mais de 60 profissionais especializados e qualificados, dedicados ao desenvolvimento do seu negócio.

Tenha em mente que somos o seu parceiro estratégico e que o nosso papel é analisar caso a caso e te orientar nas melhores decisões. Por isso, não perca tempo para escolher, a Talst está a sua disposição para manter em dia toda a gestão financeira, de negócios e tributária da sua empresa.

Conheça mais sobre o nosso trabalho e descubra todos os benefícios que a sua empresa pode ter sendo um parceiro da Talst Contabilidade ! 😉

 

Categorias
imposto-de-renda