Abra sua empresa em Jundiaí

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

A abertura de empresa é um processo complexo que pode gerar muitas dúvidas. Em cidades do interior paulista, como Jundiaí, por exemplo, é preciso entender como funciona o método e neste momento, uma contabilidade Jundiaí especializada pode ajudar.

Ter o próprio negócio é um passo importante e saber onde a empresa estará localizada é uma das primeiras decisões a tomar, afinal, é necessário analisar a viabilidade de um negócio na região.

Neste artigo da Talst Contabilidade, você vai descobrir as vantagens de ter um negócio em Jundiaí e informações importantes para ajudar a tirar do papel o seu sonho de abrir uma empresa. Continue a leitura do texto para saber mais!

Motivos para abrir uma empresa em Jundiaí

Jundiaí é uma cidade do interior de São Paulo que fica 57 km da capital, é muito conhecida por ter um alto índice de qualidade de vida e por ser um grande atrativo para empreendedores e investidores em termos de custo-benefício.

Segundo os dados do IBGE, a cidade está na 7ª posição com o maior produto interno bruto do estado de São Paulo, sendo um local de investimento para grandes empresas de tecnologia e logística, já que na região existe um parque industrial com o setor alimentício em evidência.

Por ser um local com grandes oportunidades de negócios, existe uma enorme possibilidade de crescimento de novas empresas e de empresas em desenvolvimento. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, o número de empresas abertas em março de 2020 subiu de 38.294 para 44.355 em março de 2021.

Dentre os principais setores, segundo a Unidade de Gestão de Governo e Finanças, em março de 2021 houve um aumento de inscrições em todos os segmentos: 519 indústrias, sendo 22 MEI; 10.658 comércios destes 2.075 são MEI; e 33.178 serviços e 13.651 correspondem a MEI.

 

Tipo de negócios para abrir em Jundiaí

Após conferir o número de empresas abertas, você deve estar se perguntando porque tantas pessoas estão investindo em Jundiaí.

Bom, o motivo é bem simples, a cidade está localizada em uma região bem estratégica, a poucos quilômetros da capital, do aeroporto de Congonhas e Viracopos. Além disso, a cidade cruza as avenidas principais Anhanguera e Bandeirantes, é muito forte no setor industrial e tem um turismo intenso.

E se você precisa de ideias de negócios para investir na cidade, separamos algumas opções em destaque na região:

  • Restaurante;
  • Agência de viagens
  • E-commerce;
  • Construtora;
  • Clínica médica;
  • Escritório de engenharia;
  • Franquias;
  • Prestação de Serviços;

Essas são as sugestões de negócios mais indicadas para começar, é claro que primeiro é preciso se identificar com o setor e também pedir orientação de uma contabilidade Jundiaí antes de iniciar o processo de abertura de empresa.

 

Como abrir empresa em Jundiaí

Agora que você já conhece as razões para ter um negócio em Jundiaí, é hora de se planejar e entrar em ação com o processo de abertura do CNPJ.

Sendo assim, confira o passo a passo a seguir e veja como uma empresa de contabilidade Jundiaí pode auxiliar nessa jornada.

 

Defina a atividade e a Natureza Jurídica

O primeiro passo para abrir uma empresa de forma correta, é definir a atividade econômica do negócio e em qual segmento irá atuar: prestação de serviço, comércio (atacadista ou varejista) ou indústria.

Já com relação à Natureza Jurídica, existem várias opções que a empresa pode se enquadrar, para isso, é necessário avaliar qual é a melhor para estabelecer o perfil da empresa, e a mesma cumpra as normas do regime jurídico. As principais opções são:

  • MEI;
  • Empresário Individual;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Limitada;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Anônima;

 

Escolha o Regime Tributário

Escolher o Regime Tributário certo é fundamental para que a empresa pague seus impostos corretamente. É importante saber que a definição errada do regime pode ocasionar no pagamento de imposto além do necessário, colocando a empresa em risco financeiro.

Por esse motivo, buscar orientação de uma contabilidade Jundiaí pode contribuir para a escolha de um regime tributário vantajoso para a empresa. Conheça as opções abaixo:

  • MEI: para quem ainda está começando a empreender o MEI pode ser uma boa opção. O limite de faturamento anual é de R$81 mil, paga em média R$65 de imposto, tem direito à aposentadoria é possível contratar apenas um funcionário e não é permitido ter sócios.
  • Simples Nacional: este é um regime simplificado para o pagamento de impostos, pois é arrecadado em uma única guia, indicado para pequenas e microempresas. Além disso, a alíquota do imposto varia conforme o faturamento do negócio.
  • Lucro Presumido: neste regime a apuração dos tributos é feita com base na estimativa do lucro e de acordo com a atividade da empresa, sendo este regime mais adequado para empresas do setor de serviços.
  • Lucro Real: para a apuração do imposto, são calculadas todas as receitas da empresa, bem como custos e despesas. Este regime é mais indicado para empresas grandes.

Para saber mais informações sobre o pagamento de impostos, recomendamos a leitura Pagamento De Impostos: Como Saber Se Sua Empresa Está Pagando Corretamente?.

 

Analise o local de instalação da empresa

Após definir o tipo de atividade que a empresa irá exercer, a Natureza Jurídica e o Regime Tributário, agora é o momento que analisar o local para a instalação da empresa em Jundiaí.

É preciso saber que toda cidade tem regras que definem quais atividades podem ser instaladas nos locais da cidade e quais pontos são permitidos para a construção e abertura de negócios.

Portanto, ao escolher abrir uma empresa em uma região residencial, poderá encontrar dificuldades para obter o alvará de funcionamento. Desta forma, é importante analisar junto a Prefeitura o local mais adequado para começar a nova empresa, a orientação de uma contabilidade Jundiaí pode ajudar.

 

Separe os documentos necessários

 Não existe segredo algum para dar entrada na abertura da empresa, os sócios deverão ter em mãos o RG, CPF ou CNH; comprovante de residência; se for casado, apresentar a certidão; título de eleitor ou número do recibo da última declaração de IR.

Para a empresa, é necessário apresentar: número do IPTU do imóvel; comprovante de endereço ou contrato de locação.

O prazo para abertura de empresa em Jundiaí, pode ser entre 15 a 20 dias úteis, dependendo dos órgãos responsáveis para a formalização do negócio.

 

Obtenha o alvará e licenças na Prefeitura de Jundiaí

Dependendo da atividade que será exercida pela empresa, é necessário obter o alvará e licenças na Prefeitura, Corpo de Bombeiros ou Vigilância Sanitária. Tenha em mente que esses laudos técnicos são fundamentais para que a empresa esteja apta para atuar, tanto na atividade, quanto no local escolhido.

Em alguns casos, existe a dispensa de alvará de funcionamento, como as atividades de baixo risco: prestação de serviços e pequenos negócios virtuais. Apesar disso, todas as empresas também precisam ter a Inscrição Municipal e Estadual, que é um tipo de autorização para atuar na cidade.

 

Talst Contabilidade: sua parceira estratégica em Jundiaí

 Para a formalização de um negócio é preciso passar por várias etapas e cumprir uma série de exigências, nessa hora ter o apoio de uma contabilidade Jundiaí, especializada em abertura de empresas é fundamental.

A Talst Contabilidade é uma empresa com mais de 25 anos de experiência no mercado, somos referência em Jundiaí e região por proporcionar aos empreendedores qualidade de vida através da contabilidade. Nossa equipe é altamente qualificada para orientar durante todo o processo de abertura de CNPJ.

Ou seja, ajudamos a definir a Natureza Jurídica e toda a elaboração do contrato social, auxiliamos na escolha do melhor Regime Tributário para que a empresa tenha economia de dinheiro e pague os impostos corretamente e também garantimos a simplificação de todo trâmite burocrático para você ter seu CNPJ em mãos conforme a Lei.

Temos soluções estratégicas pensadas especificamente para cada tipo de negócio. Conheça mais sobre a qualidade dos nossos serviços. Entre em contato com nossos especialistas e tenha todo suporte para começar o seu novo negócio.

 

Categorias