em Artigos

9 dúvidas de pequenos ou novos empreendedores

Se você é um pequeno empreendedor, ou está começando a empreender agora, temos certeza que possui diversas dúvidas. O universo do empreendedor se renova todos os anos, todos os meses, e às vezes, até todos os dias. É muito importante você inovar na forma de pensar para não ficar apenas no pensamento tradicional, pois para você atingir os seus objetivos como empreendedor, é necessário se destacar de uma forma positiva.

Como empreendedor, você é constantemente desafiado a mostrar porque o seu produto ou serviço é diferente dos outros. Por isso, hoje vamos compartilhar algumas dúvidas que recebemos dos nossos clientes e que podem ser a dúvida que você precisa para solucionar o seu negócio!

 

1- Como fazer o meu negócio ter sucesso?

Uma pergunta ampla, mas uma das mais frequentes para nós, contadores. Sucesso está ligado diretamente com o planejamento financeiro do seu negócio, é necessário uma estratégia para as despesas, investimento e faturamento. Assim você terá metas e objetivos para alcançar o sucesso.

 

2- O que é Análise SWOT? Eu preciso fazer no meu negócio?

A análise SWOT é um dos pontos principais de um plano de negócios. Através dele, você consegue descobrir quais são os fatores que podem determinar uma ameaça, uma fraqueza, etc. Traduzindo as siglas para o português e suas funções, é necessário que você:
– Defina as forças do seu negócio (ambiente interno)
– Descubra quais são as fraquezas do seu negócio (ambiente interno)
– Liste as oportunidades que podem alavancar sua empresa (ambiente externo)
– Pontue as ameaças que podem afetar sua empresa (ambiente externo)

Esse é o princípio da Matriz, ou análise SWOT, uma ferramenta criada para ser prática e ao mesmo tempo com potencial de trazer informações de qualidade para o planejamento do seu negócio de sucesso.

 

3- Como definir as metas e objetivos da minha empresa?

Sim, metas e objetivos, apenas se estarem ligados, possuem uma diferença grande entre eles.

Os objetivos da sua empresa, são os GRANDES pensamentos que você e sua equipe querem alcançar ao longo dos anos, resumindo, são as conquistas que a sua empresa gostaria de ter. Normalmente são projetos a longo prazo.

Já as metas são mais compactas e dividida em etapas para facilitar o processo. Elas são mais “densas” e por possuir essas etapas mas são para projetos de curto prazo.

No plano de negócios, é comum citar a META SMART como uma boa ferramenta para desenvolver suas metas. Segundo essa estratégia, uma meta boa precisa ser:

S – Específica

M – Mensurável

A – Atingível

R – Relevante

T – Considerar o Tempo

As metas são o meio para que você atinja o objetivo final! Uma dica muito importante é sempre possuir prazos para ambos, para não se perderem no caminho.

 

4- Regime tributário, o que é isso?

O Regime tributário é um passo muito importante para um empresa, ele é dividido entre: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Ele é tão importante que dedicamos uma publicação no nosso blog apenas para falar sobre esse assunto e te ajudar a descobrir em qual a sua empresa se encaixa, confira o texto completo:

5- Como definir o valor do meu produto?

Como todas as outras, essa resposta não é diferente, o planejamento é essencial para você saber dar o valor exato do seu produto. É necessário fazer uma conta dos custos + faturamento, para saber o preço de venda final. Mas claro, antes de tudo você precisará o quanto, efetivamente, sua empresa ganhará após uma venda, ou seja, qual será o seu lucro.

 

6- O que é capital social?

É o valor que os sócios ou acionistas estabelecem para sua empresa no momento da abertura. É a quantia bruta investida, a quantia necessária para iniciar as atividades de uma nova empresa, considerando o tempo em que ela ainda não vai gerar lucro suficiente para se sustentar.

Esse valor é utilizado para as despesas de manutenção do seu negócio, pode ser aplicado na compra de equipamentos, contratação de funcionários, ferramentas, computadores, carros, entre outras coisas que a sua empresa estiver necessitando no momento, mas itens que serão facilitadores para o desenvolvimento do seu negócio.

 

7- O que são demonstrações contábeis?

São documentos que um negócio elabora e divulga, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro em um certo época.

A divulgação de demonstrações contábeis é obrigatória pela legislação brasileira (segundo a lei 6404/76) para empresas de capital aberto. Essas são principais as demonstrações contábeis emitidas para a sua empresa:

– Balanço Patrimonial
– Demonstração do Resultado do Exercício – DRE;
– Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC;
– Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;
– Demonstração do Valor Adicionado – DVA;
– Notas Explicativas.

 

8- O que é o ponto de equilíbrio de uma empresa?

Ele quem vai indicar se o seu negócio está seguro financeiramente. É onde o seu negócio começa a gerar lucro! O cálculo do Ponto de Equilíbrio abrange receitas e despesas e a relação entre esses fatores.

Ele mostra os limites dos pontos de prejuízo e o de lucro na operação do seu negócio.

 

9- O que é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP)?

Ele é basicamente um software que controla todas as informações do seu negócio.

O maior benefício do ERP é a integração, pois ele é qualificado em utilizar um documento de entrada, por exemplo, e realizar todas as operações necessárias de forma automática, seguindo apenas de alguns cliques, como para fornecer o pagamento para o fornecedor, movimentação de estoque, inclusão de dados fiscais, entre outras escolhas. Com certeza esse sistema, pode facilitar o dia a dia do seu negócio, fazendo você e sua equipe mais ágeis com outros assuntos da empresa.

Se você ainda continua com dúvidas, nossa dica é: confira todos os textos que estamos publicando! Muitos assuntos que citamos já esclarecemos um pouco melhor em outros conteúdos. E claro, se tiver alguma dúvida além dessas e dos outros textos, entre em contato com a nossa equipe!

A Talst está preparada para ajudar o seu negócio crescer, com saúde financeira, Cuidar das finanças da sua empresa é uma das formas de manter você e seus colaboradores mais calmos, seguros e dedicados nesse momento que estamos passando.

Postagens Recentes
regime tributário mais vantajoso
Open chat
Powered by