em Artigos

9 dicas para reduzir o impacto do coronavírus na sua empresa

 

Apesar da população estar – na maioria dos casos – em casa, e com a sensação de que os dias são todos muito parecidos, muita coisa está mudando. Principalmente na forma de consumir informação, entretenimento e não é diferente para os gestores de empresas. Muitas empresas estão tendo que decidir por demitir ou não os seus funcionários, reduzir salários ou até mesmo encerrar as atividades. As despesas fixas e o faturamento mais baixo estão começando a pesar na balança, e é normal se sentir perdido com tantas informações e novas regras.

Por este motivo, a equipe da Talst está aqui para ajudar você e sua empresa a começar a se organizar e pensar em como é possível recomeçar, reduzir o impacto da pandemia no seu negócio? Nesse texto vamos tirar algumas dúvidas como: “Como posso levantar dinheiro durante e depois da pandemia?”, “Preciso pagar ⅓ das férias?” e muitas outras dúvidas!

 

1ª dica: BNDES

Foi lançada uma medida para apoio aos pequenos e médios empresários, com carência para pagamento de até 24 meses – dependendo do tipo e valor do financiamento – com uma taxa entre 10 e 15% ao ano, para pagamento em até 60 meses. Esse crédito pode ser solicitado no portal do BNDES e será direcionado para uma entidade financeira credenciada.
Acesse: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home

 

2ª dica: Férias sem o adicional de ⅓

A Constituição Federal, em seu art. 7º, inciso XVII, assegurou o gozo de férias anuais com, pelo menos, um terço a mais do salário normal (1/3 constitucional). Se o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, irá apurar a média percebida pelo empregado nos 12 meses que precederam a concessão das férias.

 

3ª dica: Antecipação de feriados

Sua empresa pode antecipar os feriados, tais como: feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais. Porém deverão notificar, mediante prévia comunicação e indicação expressa dos feriados aproveitados.

 

4ª dica: Estude o seu fluxo de caixa

Saiba o que possui de recebíveis (duplicatas, boletos ou cartões) e o que tem a pagar nas próximas semanas. Faça projeções de receitas e despesas. Preservar o seu caixa é essencial!

 

5ª dica: Evite gastar sem necessidade

Faça uma análise das coisas que podem aguardar mais alguns meses. Faça uma lista de prioridades do momento, coisas que você necessita de verdade para continuar o seu trabalho e o da sua equipe.

 

6ª dica: Fique atento nas mudanças de datas dos impostos

A Talst pode te ajudar com isso! Fique atento em nossas redes sociais e no nosso blog, estamos publicando todas as mudanças, novas medidas provisórias e outras informações que impactam o seu negócio. (Clique aqui para Conferir!)

 

7ª dica: Auxílio Emergencial

O Governo Federal liberou para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados o auxílio emergencial. Se você faz parte de algum desses, confira todas as normas e realize sua solicitação neste link: Clique Aqui.

 

8ª dica: Banco de Horas

Não tem limitações de uso e pode ser consumido em até 18 meses. É uma boa alternativa caso você precise reorganizar a sua equipe para trabalhar em turnos diferentes – de modo a diminuir o fluxo de pessoas trabalhando no mesmo espaço.

 

9ª dica: Desconto de Recebíveis

Essa dica consiste na antecipação de boletos, cheques ou cartões de crédito. Você receberá o valor em sua conta corrente, como o desconto da taxa de operação do banco (em média 5%). Essa prática é um pouco perigosa, pois você resolve sua dívida imediata, mas fica sem recursos para pagamentos futuros, já que não terá os recebimentos. Outra medida que pode ser tomada é suspender temporariamente os impostos.

Em momentos de crise como esse, não é ideal fazer planejamentos de longo prazo, prefira investir um tempo diário ou semanal para analisar o orçado e o realizado para alinhar suas metas.

Confira o vídeo completo que o Paulo Henrique gravou explicando e dando mais algumas dicas para vocês: (Clique aqui.)

Gostaram das dicas? Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato conosco e faremos esse planejamento juntos. Conte com a Talst Contabilidade!

Postagens Recentes
Open chat
Precisa de ajuda?