7 passos simples para esquecer 2020 e começar a planejar 2021 agora!

O ano de 2020 foi atípico para muitos profissionais e empreendedores, assim como concretizar as metas durante esse ano pareceu uma tarefa quase impossível, afinal, ninguém pôde prever todos os acontecimentos. No entanto, 2020 que já está na reta final, deixará muitas lições e diversos aprendizados, uma delas foi nos tirar da nossa zona de conforto para nos  adaptarmos a uma nova realidade.

Ainda em meio a tantas incertezas, pensar no futuro torna-se imprescindível e definir metas  fazer novos planos para 2021 é o caminho para continuar à frente nos negócios, e se preparar para o que está por vir, e como todo bom empreendedor que se preza e cuida do seu negócio, é importante avaliar com um todo o desempenho da sua empresa neste ano, listar todos os acontecimentos positivos e negativos para não repetir os mesmos erros e aperfeiçoar os planos que deram certo.

Então o projeto agora é planejar, o que não é uma tarefa fácil, porém é necessário para evitar surpresas mantendo o foco no que realmente é importante, mas se você está neste momento pensando “por que fazer um planejamento se nada vai mudar?”, vamos te dar boas razões para mudar de ideia, esquecer 2020 e começar a pensar nos próximos passos para iniciar o ano com o pé direito, veja agora em 7 passos simples como fazer diferente em 2021.


 

1 – Reavalie o cenário

Muitos, senão a maioria empreendedores da área de comércio, restaurantes, hotelaria entre  outros, tiveram seus negócios prejudicados por causa da pandemia, por isso, avaliar o cenário diante desta crise é muito importante. A ideia aqui não é ser pessimista, pelo contrário, analisar o cenário econômico é o primeiro passo para entender como o seu negócio está posicionado e desta forma, como será possível começar o próximo ano de maneira totalmente inovadora, e aí vem a pergunta: como fazer isso? É simples!

Verifique como está a  situação do ambiente interno da sua empresa, assim como o ambiente externo, veja através de um diagnóstico como é possível diminuir as incertezas nos processos de decisão para propor melhorias, identifique também os principais problemas que afetam o seu negócio como todo, desta forma fica mais fácil de montar um plano estratégico de longo prazo.

 

2 – Defina objetivos e metas

Apesar de muitos empreendedores não conseguirem conquistar os seus objetivos e muito menos colocar suas metas em prática, sempre existe uma oportunidade para fazer tudo de novo e cada vez melhor. Antes de começar a definir os seus objetivos e metas é importante entender a diferença entre um e outro. As metas são as conquistas alcançadas a curto prazo e já os objetivos são os resultados maiores que o empreendedor  deseja atingir.

A principal dica que damos, é ser realista e que seus objetivos sejam compatíveis com a sua atual situação financeira. Veja bem, determinar planos de forma mais racional não quer dizer que será impossível realizar, isso dará um parâmetro daquilo que você realmente pode conquistar.

Entenda quais são suas prioridades e faça uma lista de tudo aquilo que é realmente importante, você pode definir metas como: reduzir custos, aumentar as vendas, obter novos fornecedores, expandir por exemplo, estabeleça também prazos, isso dará ânimo para começar as conquistas.

 

3 – Faça um planejamento financeiro

Neste ano muitas empresas tiveram prejuízos e até mesmo fecharam as portas, parte disso com certeza foi causado pela pandemia, resultando em um desgaste financeiro o que pode ser evitado com um bom planejamento, afinal, ninguém previu essa situação. Devido a tudo isso, ter uma gestão financeira é importante para definir prioridades, organizar o orçamento e destinar o dinheiro corretamente para aquilo que é essencial, além disso com o planejamento é possível pagar menos tributos e ainda economizar.

Organize suas finanças para iniciar 2021, anote em uma planilha suas rendas, dívidas, despesas assim como os investimentos, faça uma projeção de longo prazo e lance nessa planilha todo o tipo de movimentação para que você tenha o controle, e se precisar de uma ajuda com a gestão financeira do seu negócio, temos um guia completo para que a sua empresa tenha uma gestão contábil saudável, baixe gratuitamente

 

4 – Comece a poupar dinheiro

Muitos empresários foram pegos de surpresa neste ano atípico, pois devido à crise consequentemente os gastos foram maiores, mas essa realidade ainda não precisa ser a definição do seu negócio.

Tenha em mente que para começar a poupar dinheiro é preciso também que sua empresa esteja em boa situação financeira, ou seja, sem pendências e após resolvê-las, comece a diminuir os gastos que não são necessários, como o uso do cartão de crédito para coisas não emergenciais, taxas bancárias e transações e serviços, excesso de compras de materiais de escritório, enfim, para começar o ano no azul é preciso poupar dinheiro com disciplina.

 

5 – Identifique as oportunidades

As transformações no mercado financeiro e econômico sofreram muitos impactos negativos e apesar de afetar muitos negócios, isso não quer dizer que não há uma luz no fim do túnel. Este é o momento para identificar as oportunidades na sua área de negócio e continuar se reinventando, acompanhar as tendências para o seu setor e traçar estratégias para fazer diferente.

Comece agora, estude, analise o cenário, mantenha-se atento ao seu redor para não perder nada, pois toda oportunidade tem um tempo certo, anote ideias e monte um plano de desejos e necessidades e sempre que puder, faça uma avaliação de tudo.

 

6 – Cuide da saúde mental e física

O isolamento social causado pela pandemia, fez com que o número de pessoas com estresse, depressão e ansiedade tivesse um aumento nos últimos meses. Existem muitos fatores que  também colaboraram com o abalo emocional, pressão por resultados, preocupações com o financeiro da empresa ou comércio, assim como o medo de errar podem fazer com que sua saúde tenha grandes perdas.

Lembre-se, tenha sempre como prioridade o cuidado com a saúde mental e física, mesmo que tenha que seguir uma rotina, a mesma precisa ser leve e deve ser organizada, ainda que haja a necessidade de trabalhar em casa.

Sabemos o quanto a vida de um empreendedor é desgastante e complicada de tal maneira, que muitas vezes afeta o corpo radicalmente. Então procure dormir bem, se alimentar de forma saudável sempre que puder, afinal, sua rotina de trabalho vai exigir mais de você, estar bem em reuniões de trabalho é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível. Equilibrar a saúde mental e o sucesso dentro da área do empreendedorismo não é nada fácil, mas também não é motivo para ser negligente com a saúde.

 

7 – Coloque ações prioritárias em prática

Nenhum planejamento é feito para ficar no papel, não é mesmo? Por isso, após fazê-lo, comece a colocar em prática as ações prioritárias. No início do texto falamos sobre metas e objetivos e são eles o norte para as suas conquistas, assim como também falamos sobre estabelecer prazos para as realizações…prazos esses que de alguma forma procure cumpri-los, ver o nosso planejamento em ação nos causa muita satisfação, nos dá a  sensação de dever cumprido, nos motivando ir além do planejado.

Coloque em prática ações que tragam fortalecimento, organização em todas as áreas, ações que causem impactos positivos, que tragam bons resultados com soluções sem riscos para você e seu empreendimento. Faça tudo com sabedoria, domínio e acima de tudo fé e confiança.

 

E aí, está preparado para esquecer 2020 e começar o seu planejamento de 2021? Temos certeza que após ler este artigo, você está motivado a fazer do próximo ano o melhor da sua vida profissional e pessoal. A Talst como seu parceiro, busca sempre ajudar o seu negócio a ter sucesso, por essa razão, se precisa de orientação para a gestão financeira da sua empresa, não hesite, clique aqui  e entre em contato com a nossa equipe!

talst-vendadeativos
Open chat
Vamos conversar? :)