em Artigos

7 benefícios de ter um bom parceiro contábil

 

Apesar de a contabilidade ser extremamente importante para empresas de todos os ramos e portes, muitos gestores ainda não se atentam para os benefícios de contar com um bom parceiro contábil.

Se você não tem certeza como essa assessoria especializada pode ajudar a melhorar os seus resultados, continue a leitura!

 

Auxílio na abertura da empresa

O parceiro contábil não deve ser buscado apenas quando a empresa já existe. Na verdade, antes de ela ser formalizada, esse profissional poderá ajudar em vários detalhes, como:

  • divisão da participação dos sócios;
  • definição do capital social;
  • planejamento e definição do regime tributário;
  • auxílio nas documentações e exigências burocráticas.

Dessa forma, você consegue começar o negócio de maneira adequada – evitando surpresas desagradáveis com o passar dos anos e com a empresa já formalizada.

 

Melhor controle financeiro

A contabilidade quando bem realizada é uma aliada importante na sua gestão financeira. Com a escrituração contábil em dia, você poderá analisar informações importantes sobre a sua empresa, como: capacidade de endividamento, capital de giro, participação de capital de terceiros, recuperação de impostos, etc.

A partir desses dados será mais fácil fazer projeções financeiras realistas, realizar o orçamento empresarial e, claro, analisar a capacidade do seu negócio de gerar lucros, facilitando a tomada de decisões mais acertadas.

Além disso, se o gestor possui informações precisas sobre todos os custos que recaem sobre a sua produção, é mais simples precificar corretamente e, claro, conseguir se destacar no mercado e aumentar as suas margens de lucro.

 

Economia com impostos

A carga tributária é um dos pontos que mais pesam na vida dos empresários. Mas, com um bom parceiro contábil é possível reduzir, de forma totalmente legal, a quantidade de impostos a ser paga.

Será esse o profissional responsável por realizar o planejamento tributário da sua empresa, analisando todas as relações comerciais estabelecidas, a compra e venda de produtos e insumos e as formas de enquadrar corretamente o seu negócio, além de pleitear benefícios e isenções fiscais.

 

Facilidade para obtenção de crédito

A falta de informações contábeis pode ser um entrave na hora do gestor obter créditos e financiamentos junto aos bancos.

Já quando o gestor possui os demonstrativos contábeis, o Banco tem como analisar melhor a capacidade do seu negócio pagar pelo empréstimo, além de entender que a sua empresa possui a parte financeira mais organizada.

Tudo isso “conta pontos” na hora de disponibilizar mais crédito ou ter acesso a linhas mais vantajosas, como com juros menores, que impactam menos o seu fluxo de caixa.

 

Permite a participação em licitações

A Lei 8.666/93 é a responsável por estipular que, apenas podem participar de licitações públicas, aquelas empresas que possuem uma qualificação econômico financeira comprovada.

Para isso, será preciso entregar alguns documentos contábeis da sua empresa, como Demonstrativo de Resultados de Exercício e Balanço Patrimonial. É a partir desses dados que são calculados os índices financeiros que comprovam a capacidade financeira do seu negócio.

As empresas que desejam aumentar os seus dividendos vendendo para o governo precisam estar em dia com a contabilidade – algo que só um bom parceiro contábil poderá lhe oferecer.

 

Auxilia em questões judiciais

Os registros contábeis são considerados importantes provas judiciais e podem evitar dores de cabeça aos gestores durante disputas na Justiça e também em processos de litígio entre os sócios e dissolução ou extinção da Pessoa Jurídica.

 

Permite a distribuição de lucros isentos

O lucro distribuído aos sócios, se for apurado pela escrita contábil, é isento do Imposto de Renda de Pessoa Física. Já sem a escrituração contábil, o valor isento é limitado pela presunção de lucro.

Isso vale para as empresas optantes pelo Lucro Presumido, Simples Nacional e MEI – nesse último, caso o MEI transfira o lucro para a pessoa física é possível que ele fique isento do IR se houver escrituração contábil das suas operações.

Além de todas essas situações, o parceiro contábil também pode auxiliar na hora de encerrar as atividades da empresa e em várias questões do dia a dia que você, como gestor, possa vir a enfrentar.

 

Já está convencido da importância da contabilidade para fazer o seu negócio crescer? Venha conversar conosco e saiba como os nossos profissionais podem lhe ajudar!

Postagens Recentes
assessoria contabilContratar Assessoria Contábil
Open chat
Powered by