25 ferramentas de vendas: uma lista completa para otimizar sua rotina comercial

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Nos últimos anos cada vez mais, a tecnologia nos permite ter mais controle sobre nossas tarefas diárias, possibilitando manter contato com clientes mesmo de longe, avaliar resultados das estratégias de forma prática e ágil, e tudo em apenas um clique. No entanto, quando falamos na gestão de vendas de uma empresa, que só pode ser eficaz se houver organização e planejamento, afinal sem isso as coisas não funcionam de maneira adequada, utilizar ferramentas apropriadas torna-se bastante necessário, principalmente para que os colaboradores desenvolvam bem as atividades e alcancem bons resultados.

O sucesso das vendas de uma empresa depende muito da imposição de várias ações e objetivos estratégicos, e essas ações devem estar bem claras e os processos bem definidos e estruturados, para que assim sejam realizados com o auxílio das ferramentas certas e toda a equipe de vendas atue com foco no que realmente importa: o relacionamento com o cliente. Na leitura deste artigo você vai conferir 25 ferramentas de vendas, uma lista completa para otimizar sua rotina comercial, por isso leia até o final e anote cada uma delas.

 

Para comerciais e agilizar processos

1 – Evernote  

Se você faz muitas anotações, com o Evernote é possível gerenciar todas as notas, reuniões, telefonemas e até visitas aos clientes, o software permite salvar e compartilhar anotações em tempo real com outras pessoas envolvidas. A ferramenta pode ser sincronizada entre diferentes dispositivos, possui diversos modos de uso, recursos de escrita como caneta stylus, é gratuito e também está disponível para versão paga.

Além disso, o Evernote tem mais algumas funcionalidades como: criação de notas incluindo texto, imagens e vídeo, captura de conteúdo de páginas na internet, criação de diferentes cadernos e pesquisa.

 

2- Onenote

 O Onenote é uma ferramenta bem parecida com o Evernote, também oferece opções de integração que podem trazer vários benefícios e bons resultados. A ferramenta é fabricada pela Microsoft, e por isso ao se registrar, busca todos os dados gravados na conta da Microsoft do usuário e os armazena na nuvem para consultas. Além do mais, é possível organizar links, desenhos, imagens, textos, áudios, tabelas entre outras coisas.

 

3- DocuSign

 Para os negócios que precisam de assinaturas de contratos, contar com o DocuSign pode ser uma boa, afinal, essa ferramenta de assinatura eletrônica garante muito mais agilidade no fechamento das vendas, pois é possível reduzir o tempo de aceite da proposta e a assinatura do contrato, além de poder contar com recursos que seguem os parâmetros legais exigidos nos país.

O DocuSign possui uma versão desenvolvida para empresas, é cobrada mensalmente do cliente que pode usar o pacote gratuito ou fazer sua contratação caso o uso for frequente.

 

4- YesWare  

 Se para você o e-mail é uma ferramenta essencial para ajudar nas vendas, então vai gostar do YesWare, sua principal função quando vinculado ao Gmail e contas do Gsuite, bem como ao Outlook, permite a criação de respostas automáticas, saber quem visualizou suas mensagens, e o melhor, sem a necessidade de solicitar a confirmação da leitura. Muito prático não é mesmo?

 

Para inteligência e análise de dados

5- Google Trends

O Google Trends é uma excelente ferramenta que permite obter muitas informações do nicho do cliente, pois permite conhecer todas as tendências de buscar e comparar diferentes termos, é possível filtrar por data, localização e avaliar o andamento do negócio.

Além disso, oferece a possibilidade de pesquisar o que as pessoas estão procurando, explorar oportunidades de mercado e acompanhar relatórios de temas específicos.

 

 6- Tail

Quer fazer uma análise do seu próprio site? Com a ferramenta Tail configurada, é possível obter conhecimento sobre os visitantes como interesses, localização, perfil, dispositivo etc. No mais, existe a possibilidade de criar campanhas de marketing com segmentação, gerar  insights para prospecção e relacionamento com o público.

 

 7- BuzzSumo 

 Precisa conhecer melhor seu potencial cliente e o mercado de atuação? O BuzzSumo é uma grande ferramenta de venda desenvolvida para quem trabalha com marketing digital, pois é capaz de resolver problemas e dúvidas específicas, oferece boas ideias sobre o negócio do seu cliente, permite entender quais são as empresas com  conteúdos mais engajados nas redes sociais, bem como tópicos interessantes dentro de um segmento, pode ser muito útil para conduzir uma negócios e para pensar em diferenciais para produtos e serviços.

 

 8- SimilarWeb  

O SimilarWeb também é uma boa ferramenta para estudar a presença online do cliente, pois permite analisar o market share na internet, de modo que proporciona a  verificação da quantidade de visitas pelo site, analisar concorrentes, fontes de tráfego, temas e interesses do público.

 

9- Tableau  

Outra ferramenta para análise de dados mais avançada é o Tableau, com ele é possível combinar múltiplas fontes de dados, trabalhar com arquivos e planilhas, gerenciar análises e painéis inteligentes. É uma ferramenta de vendas essencial para qualquer negócio.

 

10- Hootsuite 

 O Hootsuite é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais em que é possível administrar até três perfis gratuitamente, além disso permite programar postagens, responder comentários, mensagens e analisar o desempenho através  de relatórios.

 

11- Typeform 

Com foco em pesquisas e prospecção de clientes, o Typeform é uma ferramenta voltada para a elaboração de formulários personalizados de acordo com a marca, e principalmente para analisar resultados dashboard do Typeform ou exportar arquivos do Excel. A ferramenta oferece também a versão freemium com alguns recursos gratuitos e também com a versão paga.

 

12- Google Alerts

Essa ferramenta do Google permite criar alertas do seu interesse e receber as notificações por e-mail, conforme a sua preferência, assim é possível mapear conteúdos publicados sobre a empresa, ramo de atuação de clientes, e não há limitações quanto ao número de alertas que deseja receber.

 

Para atendimento ao cliente

13 – Zendesk 

 Essa ferramenta de vendas é conhecida pelo atendimento através do chat online, o que também podemos chamar de chatbot, no entanto, possui vários recursos como central telefônica, campanhas proativas, geração de análises e relatórios, e conta como benefício gerenciar o atendimento aos clientes e engajá-los.

 

14- Olark 

 O Olark é uma ferramenta de chat com atendimento rápido  que resolve todas as dúvidas no menor tempo possível sem tanta interferência humana. As conversas podem ser facilmente gerenciadas além de acelerar as negociações de vendas, além disso é possível integrar com outros softwares, Google Analytics, Salesforce, WordPress e Hubspot.

 

 15- Prestus  

Se nem sempre você consegue lidar com as ligações diárias, a Prestus pode ser uma boa ferramenta para isso. Ao assinar o produto “Número Mágico, você ganha um número fixo para utilizar nos contatos e quando alguém ligar a chamada é redirecionada para seu telefone, e caso não consiga atender é direcionada novamente para a equipe da Prestus que faz todo o atendimento, e o melhor, o serviço funciona 24h por dia!

 

 16- Help Scout

 Para quem trabalha com o sucesso do cliente, a Help Scout é uma boa solução, afinal é possível gerenciar e organizar interações e demandas de aberturas de tickets que são administrados pela plataforma, assim é fácil saber quais perguntas foram respondidas, quais esperam retorno e quanto tempo leva para o atendimento da equipe.

 

Para prospecção de vendas

17- RD Station 

 Essa ferramenta pode ajudar a equipe a aumentar as vendas, afinal reúne diversas informações sobre o lead, frequência que acessa o site, páginas mais visitadas, o quanto interage com e-mail entre outros dados. O software de automação permite gerenciar várias etapas de inbound marketing.  O RD Station também pode ser integrado com outras ferramentas, sendo possível fazer um plano grátis ou contratar.

 

18- Ramper

 O software Ramper é essencial para acelerar a estratégia de outbound com prospecção ágil e muita precisa, pois impulsiona o volume de leads gerados para a equipe comercial através da captura de dados e por meio das redes sociais corporativas, desta forma é possível automatizar as ações do vendedor, além de criar e-mail personalizados e estruturar o andamento das vendas de acordo com cada negócio.

 

19- LinkedIn Sales Navigator 

 Ainda falando sobre prospecção outbound através das redes sociais, o LinkedIn Sales Navigator tem melhorado cada vez mais, pois possibilita criar uma estratégia de segmentação e abordagem dos prospects com todas as informações de perfil disponibilizadas pelos profissionais da empresa.

No restante, permite obter recomendações de leads, fazer pesquisas  e interagir com a ferramentas de CRM e antes de contratar um plano é possível aproveitar os recursos gratuitos.

 

20- Profit Story 

 Para melhorar ainda mais as vendas, é preciso também saber negociar, e com o Profit Story é possível calcular a margem de lucro, propostas em segundos e fechar a venda por um bom valor e forma de pagamento sugerida pelo cliente. A ferramenta orienta em diversos outros cálculos complexos que também podem ser utilizados para a elaboração de propostas, como valor do produto, custo unitário, comparativos entre outros.

 

Para gestão de vendas

21- ContaAzul 

 A ContaAzul é uma excelente ferramenta de gestão financeira completo e muito fácil de usar, na plataforma é possível centralizar todas as informações de fluxo de caixa, relatório financeiros, controle de vendas, contas a pagar e a receber, além disso permite emitir notas fiscais, boletos através do aplicativo.

A melhor parte é que clientes Talst ao realizarem o cadastro no ContaAzul podem garantir um bom desconto nos planos. Saiba mais detalhes com a nossa equipe, clique aqui.

 

Para equipe de vendas e comunicação

22- Trello 

 Como falamos no início do texto, organização é fundamental para qualquer vendedor e o Trello é ideal para organizar as atividades da empresa, pois a ferramenta é focada na criação de quadros para ordenar as tarefas diárias, fazer comentários em projetos que envolve mais pessoas da equipe, as informações podem ser concentradas em um único lugar e fica muito mais fácil a se dedicar para fechar uma venda.

  

23- Slack  

O Slack é uma ferramenta de rotina que pode ajudar a equipe a se comunicar com mais rapidez, por permitir o compartilhamento de recados importantes, marcações de reuniões internas, recados urgentes, além disso é possível criar canais com temas e times específicos e trocar informações com as pessoas certas e em menos tempo.

 

24 – CircleBack 

 O Circleback é uma ferramenta que ajuda cada membro da equipe a organizar seus contatos telefônicos, e-mails, redes sociais e endereços, de forma mais automatizada e inteligente, também elimina contatos duplicados, pesquisas novos e permite o escaneamento de cartões de visitas. É uma verdadeira agenda eletrônica!

 

Para design

25- Canva  

E por fim, mas não menos importante, com um bônus para o seu negócio, temos o Canva que é um software online para edição e criação de peças gráficas e digitais, essa ferramenta pode ajudar o posicionamento da empresa mesmo sem contar com uma equipe de criação completa. O Canva permite realizar artes para redes sociais, apresentações, infográficos, relatórios entre outros.

 


 

E então, o que achou dessa lista? Podemos dizer que é realmente completa e temos certeza que irá ajudar a organizar a rotina comercial da sua empresa, pois auxiliam na gestão, na produtividade, nas vendas e muitos mais, seus resultados não serão mais os mesmos.  Agora, você também pode contar com a nossa equipe para ajudar a alavancar as vendas do seu negócio, para isso é só entrar em contato conosco, será um prazer falar com você! 😉

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