10 Dicas para ter uma empresa de sucesso mesmo na pandemia

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Ser empreendedor é se deparar com muitas dificuldades no meio do caminho, é também aprender com os erros e continuar tentando, é subir degrau por degrau para finalmente alcançar o sucesso contínuo.  Ainda que, com tantos acontecimentos inesperados, como a crise de saúde pública causada pelo novo Coronavírus que obrigou muitos empreendedores a se adaptarem para sobreviver, tentar manter uma empresa aberta mesmo durante a crise não tem que parecer um empecilho e sim uma oportunidade para alcançar seus objetivos através da inovação. Por isso, neste artigo você vai conferir, 10 dicas para ter uma empresa de sucesso mesmo na pandemia.

É claro que você deve estar se perguntando, como é possível ainda continuar empreendendo mesmo diante de tantos obstáculos que estão no caminho apenas para desmotivar? Sem dúvida, essa é uma questão a se pensar, mas é importante também encarar a situação de uma outra forma. Esses obstáculos que para muitos podem ser a crise econômica, os comércios fechados, as vendas que estão diminuindo cada vez mais, devem ser vistos como uma oportunidade para mudar e fazer diferente. Temos certeza que você já ouviu a frase “em meio ao caos, existe a esperança” e de fato existe e estamos aqui para te ajudar a enxergar e fazer o seu negócio prosperar!

Então o que fazer para ter uma empresa de sucesso? Acompanhe o passo a passo a seguir.

 

1- Busque conhecimento e capacitação para área que deseja atuar

Se você está prestes a começar um negócio ou está em fase de adaptação, busque conhecimento e capacitação para aquilo que deseja fazer, conhecer melhor a área para qual deseja migrar ou iniciar um negócio é o que vai te dar respaldo para continuar com o desenvolvimento do seu objetivo, por isso estude!

Hoje é possível encontrar muitos conteúdos gratuitos que podem ajudar a compreender melhor o mercado e o seu ramo de atuação, e dentre as principais vantagens de obter esse conhecimento é poder encarar as dificuldades com mais preparação, ter um olhar diferenciado para solucionar problemas, conhecer com mais precisão os seus concorrentes, descobrir alternativas para estruturar o seu negócio e sair na frente com criatividade e êxito.

 

2- Faça um bom plano de negócios

Após obter informações sobre o mercado e sua área de atuação, saiba que o próximo passo é fazer um bom plano de negócios e para isso é imprescindível mais pesquisa e estudo, sim! A elaboração de um plano de negócio é fundamental, pois é o que vai estruturar a sua empresa e neste documento também deve ser incluído o planejamento financeiro, capital de giro, previsão de lucro etc e se você deseja ter uma empresa de sucesso mesmo durante o período de crise, então é bom estar preparado.

Para elaborar corretamente o plano de negócios, faça também uma pesquisa de mercado e procure analisar seu público alvo, estratégias de marketing, métodos de venda. Faça uma lista de tudo o que pode ser bom e ruim para o seu negócio e verifique o que pode ser uma oportunidade e uma ameaça a partir dos itens que foram mencionados, assim você vai ter uma ideia de como o seu negócio ficará estruturado.

 

3- Organize as finanças

Para ter um negócio bem estruturado, a organização com as finanças é fundamental, por isso é sempre muito importante ter controle financeiro, saber quanto a empresa vai gerar de lucro, evitar gastos desnecessários, usar o dinheiro apenas para aquilo que é realmente necessário. Se você tem dificuldades para manter a gestão financeira da sua empresa em ordem, o serviço contábil da Talst ajuda a desenvolver soluções baseadas em seus objetivos empresariais, além disso, também orienta na gestão financeira com base na atual situação econômica. Confira mais informações neste link.

Tenha em mente que para seu negócio crescer é preciso ter uma gestão financeira bem estruturada, assim caso aconteça alguma eventualidade, sua empresa estará resguardada.

  

4- Analise a viabilidade do negócio

Para realmente ter uma empresa de sucesso, é fundamental examinar a viabilidade do negócio, para identificar e controlar os custos, analisar melhor as despesas e saber o que interfere ou não nas tomadas de decisões. A análise de viabilidade ajuda o empreendedor a entender se é possível expandir o negócio ou abrir uma empresa considerando todos os riscos de investimento. Ao abrir a sua empresa com a Talst Contabilidade, além de não pagar por isso, nossos especialistas fazem a análise de viabilidade do seu negócio e também te orienta a respeito das melhores práticas e desafios de sua atividade.

  

5- Mantenha capital de giro suficiente

Em período de crise, quem tem dinheiro guardado sai na frente, por essa razão é preciso saber quanto a sua empresa precisará para se manter por pelo menos um ano. Caso esteja se reposicionando no mercado ou abrindo um negócio, pelo menos nos três primeiros meses a sua empresa vai precisar sobreviver de alguma forma, por isso antes de iniciar, verifique se o dinheiro que você tem em caixa é suficiente para apostar em novos investimentos.

 

6- Encontre parceiros de jornada

É sempre bom poder contar com parceiros para dividir ideias e ajudar na execução de projetos, por isso se você tem a oportunidade de encontrar sócios com o mesmo objetivo, acredite que pode nascer uma boa parceria para o desenvolvimento de um negócio. E saiba que o lado bom de ter um sócio durante o período de crise é poder debater alguns insights, ter uma responsabilidade compartilhada nas tomadas de decisões, dividir os investimentos para não sobrecarregar nenhuma das partes e o melhor, trabalhar juntos em busca de um mesmo ideal. E aí, que tal considerar ter um sócio?

 

7- Crie produtos ou serviços diferenciados

Para criar produtos e serviços diferenciados é importante conhecer as carências do mercado e as necessidades do consumidor. De fato, em um período de pandemia muitas coisas tiveram que ser readequadas, assim como os serviços de delivery que foram intensificados, serviços em domicílio que para alguns se tornaram essenciais, entre outros, mas a questão aqui é, as ideias precisam ser externadas e necessidades também podem se tornar oportunidades de negócio, ter esse olhar também vai ajudar a criar um negócio de acordo com a realidade.

Se você precisa de ideias para começar a empreender? Então confira esse artigo com 7 tendências de negócio. Temos certeza que você ficará inspirado!

  

8- Faça bons investimentos

Fazer um investimento é uma decisão que poucos empreendedores sabem tomar, pois existem muitas dúvidas, por onde começar ou no que investir, mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar com todas essas dúvidas. Tenha em mente que o que deve ser priorizado são as áreas decisivas para o sucesso da empresa como o Marketing que está ligado a captação de clientes e Recursos Humanos que tem foco direto na capacitação de funcionários caso a sua empresa tenha algum, após identificar que está obtendo algum retorno, comece a pensar em outras áreas para direcionar o seu investimento.

 

9- Mostre o valor do seu negócio

Se você realmente quer se destacar no mercado com o seu produto ou serviço, é imprescindível apresentar o verdadeiro valor do seu negócio ao cliente, apresente os seus diferenciais e como o seu produto ou serviço pode melhorar e beneficiar a vida do cliente. O segredo é ter uma boa estratégia, por isso invista em ações de branding, em boa comunicação, inove e tenha diferenciais, essas são só algumas dicas, você pode conferir o restante delas neste artigo.

  

10- Controle a ansiedade

 Em período de isolamento social, é muito difícil ter o total controle da ansiedade, seja pelo estresse de passar muito tempo em casa, ou pelas preocupações com o trabalho e as vendas, enfim, saiba que você não está sozinho para enfrentar as dificuldades, pense que essa situação vai passar, mas é preciso paciência, organização e muita confiança para continuar fazendo o seu negócio crescer, para alimentar essa vontade de prosperar e a capacidade de inovar. Sentir ansiedade é algo muito normal, mas lembre-se que tem pessoas que se inspiram em você e na sua força, por isso não desista!


Agora que você já sabe quais são as 10 dicas para ter uma empresa de sucesso mesmo na pandemia, também sabe que para ser um bom empreendedor precisa pensar grande, inovar e usar a criatividade, e apesar dos desafios o que não pode é desanimar. Agora quer saber um segredo? A Talst Contabilidade é a sua maior parceira de negócio, afinal estamos aqui para fazer a sua empresa deslanchar e aumentar ainda mais o seu sucesso no mercado e quer saber como fazemos isso? É simples, temos mais de 23 anos de experiência no mercado, vivemos para isso, pois desenvolvemos soluções empreendedoras através da contabilidade.

 

Vamos fazer algo juntos?  Venha para Talst, abra o seu CNPJ grátis e comece a empreender agora mesmo! 😉

 

Categorias